Google Play Store ajuda a encontrar os aplicativos que invadem sua privacidade

Anúncios

Google Play Store ajuda a encontrar os aplicativos que invadem sua privacidade. O Google implementou um recurso que exige que os fabricantes de aplicativos divulguem quais dados seus aplicativos estão obtendo dos usuários.

A partir de hoje, os usuários do Android poderão ver informações específicas sobre a coleta de dados de seus aplicativos por meio da Google Play Store.

Anúncios

Os dados podem ser acessados ​​na Play Store por meio da guia “Segurança de dados” listada na seção de informações de todos os aplicativos.

Com o anúncio do Google de que o lançamento do recurso está ativo, a empresa observa que nem todos os aplicativos mostrarão quais dados de privacidade eles coletam imediatamente.

Anúncios

Os fabricantes de aplicativos têm até 20 de julho de 2022 para fornecer informações de privacidade à Play Store, tornando o recurso um lançamento gradual.

É provável que aplicativos que recebem mais tipos de dados (como aplicativos de mídia social) demorem mais para postar as informações necessárias devido ao grande número de pontos de dados que coletam quando comparados a algo mais simples, como um jogo offline.

Google Play Store ajuda a encontrar os aplicativos que invadem sua privacidade

Um telefone exibindo a nova guia Privacidade de dados da Play Store nova para texto que diz: "obter mais informações sobre como um aplicativo usa dados."

A guia “Segurança de dados” na Play Store destina-se a fornecer informações cruciais aos usuários do Android preocupados com a coleta de dados. O Google divide as informações em cinco categorias principais:

  • Se um aplicativo está coletando dados e, em caso afirmativo, por quê.
  • Se o aplicativo estiver compartilhando dados coletados com “terceiros
  • Quais medidas de segurança o criador do aplicativo possui para proteger os dados coletados e se os proprietários do aplicativo podem solicitar a exclusão de dados.
  • Se o aplicativo estiver seguindo a Política da família do Google Play para proteger as informações das crianças.
  • Se as medidas de segurança do aplicativo atenderem ao Padrão de Verificação de Segurança de Aplicativos Móveis.

Isso já faz muito tempo, pois o Google anunciou seus planos de tornar os proprietários do Android mais envolvidos com a coleta de dados em maio de 2021.

O recurso é comparável à seção “Privacidade do aplicativo” na App Store do iOS, que também exige que os desenvolvedores compartilhem suas informações de coleta de dados.

Embora as políticas das duas lojas de aplicativos sejam diferentes, a vantagem aqui é que mais usuários estão obtendo acesso à forma como seus dados estão sendo tratados, o que é sempre bom.